Trabalhador pra caramba desde os 13 e com orgulho!
Hoje é o Dia do Trabalhador, e essa data é muito especial pra mim porque eu sou trabalhador pra caramba! Como um dia um gringo falou pra mim, quando eu era recepcionista de hotel: "Man, you're a hard worker! Keep going!" Eu, com meu inglês de 50 centavos naquela época (2012 eu acho), só respondi um: "Thanks, sir."
Quando o assunto é trabalho, passa um filme na minha cabeça. Eu comecei a minha trajetória aos 13 anos como garçom no restaurante que meu pai tinha arrendado dentro do Camping Clube Costa Azul, em Rio das Ostras.
Depois, trabalhei como office boy na imobiliária da qual meu irmão mais velho era sócio, em Macaé. Eu saía da escola, almoçava e ia direto pro escritório.
Meu trabalho era pagar boletos no banco, ir ao cartório registrar documentos e fazer depósitos em caixas eletrônicos.
Depois disso, trabalhei no call center da operadora Claro, como digitador de laudos médicos numa clínica de exames radiológicos, atendente em loja, recepcionista em hotel e, finalmente, como designer gráfico/publicitário, logo depois que iniciei a faculdade de Comunicação Social no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida, conhecida como UVA no estado do RJ.
O trabalho tem um papel muito importante na minha vida porque, como a maioria das pessoas, venho de uma família muito humilde. Na infância e adolescência, nunca tive acesso a tudo que eu queria. A meta dos meus pais era garantir comida e educação... o resto era luxo. Tenho muito orgulho deles porque fizeram o melhor que podiam com as ferramentas e conhecimentos que tinham.
Foi por meio do trabalho que consegui ter acesso à faculdade, conhecer museus no Rio e em SP, ver exposições de arte, shows, conhecer novos lugares, novas pessoas, comer comidas gostosas (a melhor parte!), conviver com gente interessante, participar de projetos bacanas.
Eu trabalho pra me sustentar, pagar as contas, guardar dinheiro... mas, pra mim, o trabalho vai muito além disso. É uma forma de contribuir para a sociedade, de ser útil, gerar valor, fazer parte de um projeto grandioso que impacta a vida de muita gente. É muito mais do que o dinheiro na conta no fim do mês.
Sou muito grato porque, desde que comecei minha vida profissional aos 13 anos, nunca fiquei mais do que dois meses sem emprego. E sempre tive o privilégio de escolher os lugares onde queria trabalhar, porque passava em vários processos seletivos ao mesmo tempo.
Eu sempre brinco que, se um dia eu ganhar na loteria e ficar rico, vou continuar trabalhando porque, pra mim, é algo que vai além do dinheiro. Mesmo ocupando cargos simples até esse momento da minha carreira.
Sou muito grato e feliz por ter um trabalho e, principalmente, por ter a oportunidade de trabalhar na área em que estudei. Quem já trabalhou comigo sabe o quanto eu visto a camisa dos lugares onde passo: gosto de participar, dar opinião, debater. Isso é muito importante pra mim e, se não for assim, prefiro nem continuar. Parto logo pra outra.
É isso, pessoal. Esse texto já tá grande demais e eu só queria deixar registrado aqui o quanto o trabalho tem um papel importante na minha vida e tentar inspirar quem está começando sua jornada profissional. Não importa o seu cargo: se você é uma doméstica, um motorista, um garçom... trabalho muda a nossa vida. E eu não tô falando só de dinheiro.
Aproveite o feriado!
Um abraço do TH.
Comentários
Postar um comentário