Resenha | A Cabeça do Santo
Em janeiro no clube do livro do Entreblogs nós lemos a obra A cabeça do santo, da autora Socorro Acioli e publicado pela editora Companhia das Letras.
Socorro é uma jornalista cearense que desenvolveu a história do livro durante uma oficina do Gabriel García Márquez. Tem como ser mais chique que isso?
O livro conta a história de um cara chamado Samuel que descobre possuir a habilidade de ouvir as preces que as mulheres fazem para Santo Antônio. Me lembrou até aquele filme com Mel Gibson lançado nos anos 2000, Do Que as Mulheres Gostam (What Women Want).
Tudo começa com um desejo ardente de vingança e uma falta de abrigo, de pouso. Durante um perrengue, ferido e faminto, nosso (anti)herói descobre que consegue ouvir as preces de todas as moças da cidade para Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Nascido na barriga da miséria apenas com o instinto de garantir o pão de cada dia e um teto para dormir, Samuel logo dá um jeito de lucrar (e muito) com a nova habilidade adquirida. Assim começa essa história divertida e contagiante que nos leva num mergulho profundo para um Brasil esquecido, mas que de alguma forma é tão familiar a todos nós.
A leitura desse livro me fez voltar no tempo, mas precisamente para 2011, quando eu era um membro fervoroso da Igreja Batista no interior do Rio de Janeiro e tive a oportunidade de viajar para o sertão do nordeste para fazer trabalhos voluntários durante 15 dias. Muitas características, expressões e regionalismos apresentados no livro me fizeram lembrar dos vilarejos que visitei e posso afirmar que Socorro foi cirúrgica na construção dos personagens e do pano de fundo da história.
O livro me conquistou desde as primeiras páginas, uma leitura leve, gostosa e divertida.
A Cabeça do Santo é um livro que vai fazer você descobrir ou relembrar um dos muitos brasis que existem dentro do Brasil e talvez te tirar da sua bolha repleta de Jacks, Jacobs, Andrews e Ashleys. Uma história sobre fé, malandragem e saber se virar com o que tem disponível no momento.
Esse livro merece 5 estrelas, ou melhor…5 biscoitos.
Este blog não tem comentários, se quiser conversar comigo sobre este post me envie um e-mail ou deixe um recado no guestbook.
POSTS POPULARES